top of page

Combater praga na graviola exige cuidados



Combater praga na graviola exige cuidados A ocorrência da praga é mais propícia em locais onde há quantidade insuficiente de luz

A ocorrência da praga é mais propícia em locais onde há quantidade insuficiente de luz

Uma espécie de borboleta, um bichinho preto e branco, danifica a graviola ao depositar nela um material branco. Que praga pode ser e como combatê-la? Tiago A. de AndradeCrisópolis (BA)

Há grande possibilidade de ser um ataque de cochonilha, inseto sugador que produz uma substância atrativa para formigas. Na área onde a substância é depositada, pode se desenvolver um fungo chamado fumagina, que prejudica o desenvolvimento da planta.

A ocorrência da praga é mais propícia em locais onde há quantidade insuficiente de luz, falta de água e deficiência de nutrientes no solo. Para reduzir o ataque, recomenda-se realizar podas para ampliar a exposição da planta à luz. Métodos de controle natural podem ser adotados, com o uso de produtos alternativos, como óleo mineral ou vegetal, que formam uma película sobre as cochonilhas impedindo-as de respirar. Utilize a dosagem de 10 mililitros de óleo em 1 litro de água.

Também pode ser aplicada uma calda preparada com 100 gramas de fumo de corda, meio litro de álcool, meio litro de água e 100 gramas de sabão em pedra neutro. Misture o fumo com o álcool e acrescente água, deixando descansar por 15 dias para, então, coar. Corte o sabão em pedaços e dissolva-os em 10 litros de água quente. Deixe esfriar e junte à mistura curtida. Pulverize no final da tarde.

CONSULTOR: JOSÉ CARLOS CAVICHIOLI, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Praça Ramos de Azevedo, 254, República, São Paulo (SP), CEP 01037-010, Tel. (11) 5067-0447


31 views0 comments
bottom of page