top of page

Carta Introdutória, Diretrizes para Cancelamentos, Uso de Imagem, Conta Bancária e Outros!

Como participante de nossos cursos ou programa de Imersão, é bom conhecer um pouco sobre a nossa localização, modo de vida, propostas, diretrizes de cancelamento, uso de imagem e outros pré-acordos que temos para um melhor convívio entre todos.

Estamos localizados dentro da área de Amortecimento da Serra da Tiririca, próximo às praias da Região Oceânica, a uns 20 Km de Niterói e aproximadamente a uns 40Km do centro do Rio de Janeiro, apesar de pertencer aos limites Urbanos da cidade, nossa propriedade ainda é rodeada de muito verde e floresta!

Bairro do Muriqui.jpg

Tentamos viver uma vida simples dedicada aos 3 princípios éticos da Permacultura que é o cuidado do Planeta, cuidado uns dos outros e o compartilhamento de nossos excedentes. Quando a palavra ‘‘tentamos” é utilizada, é de forma proposital, pois ainda não alcançamos "viver plenamente" aquilo que nos propomos em divulgar, e alguns podem se decepcionar se esperam encontrar aqui perfeição.

Enquanto aqui estiver, você é convidado(a) a participar de nossa proposta, de nossos sonhos e também compartilhar os seus, para vivenciarmos juntos o que tivermos em comum e aquilo que achamos o mais importante dentro da Permacultura, -CUIDADO DE UM PELOS OUTROS.

Flor da Permacultura.webp

Bioconstruismo nossa sede, e temos outros projetos de bioconstruão em andamento. Estamos criando nossos próprios canteiros de alimentos, e queremos alcançar o máximo de autossuficiência possível, sonhando com os próximos passos, que é utilizar mais de energias gratuitas oferecidas pela Natureza!
 

Temos o projeto de uma Ecovila, além de um trabalho de Agrofloresta mais avançado na propriedade, um galpão de trocas de Produtos Agroecológicos e etc... de sonhos que não param de ser sonhados.

 ​

Nossos ambientes estão adaptados para uso múltiplo, o que muitas vezes exige de todos flexibilidade e paciência. Ainda assim, prezamos pela ordem e harmonia, tanto externas quanto internas e todos zelam de uma forma ou de outra pelo cuidado do local.​

DIRETRIZES PARA CANCELAMENTOS

Antes de se inscrever em um de nossos cursos ou imersões é bom que entenda sobre a nossa política de cancelamento. Muitas vezes precisamos seguir rumos diferente aos planejados e isso é bem compreensível, acontece com todos nós! No entanto de uma forma geral tivemos que estabelecer algumas diretrizes quanto a cancelamentos :

- Se houver desistências em até 30 dias antes do evento, nós nos comprometemos de devolver o dinheiro investido ou de trocar por um outro evento semelhante se o inscrito assim preferir.

- Se a desistência for até 15 dias antes, nos comprometemos somente em considerar o mesmo valor em um evento posterior no entanto já não conseguimos mais fazer devolução de valores.

-  Se a desistência acontecer nas 2 últimas semanas antes do evento, devido as logísticas envolvidas, de vagas ocupadas e talvez perdidas, compras já feitas e outras óbvias razoes, só poderemos considerar 50% do valor investido em um outro curso na sede do Projeto.

- Se a desistência acontecer na semana do evento, ou se o inscrito não comparecer ao evento, estas situações serão consideradas um "No Show", mas ainda creditaremos 25% do valor depositado como desconto em uma próxima vivencia!

CANCELAMENTO DE CURSOS

Gostaríamos também de explicar que existem custos mínimos por curso, cobertos normalmente por 8-10 pagantes e as vezes mesmo que não tenham suficiente inscritos o projeto poderá decidir de arcar com os custos envolvidos, no entanto poderá haver ocasiões em que não acharemos viável arcar com os gastos e nos veremos obrigados a cancelar o curso, nesses casos, em até 7 dias antes da data do curso informaremos aos que porventura se inscreveram  e devolveremos o valor integral ou se o participante preferir podemos deixar o valor pago, creditado 100% para um outro evento!

- Em geral esperamos que não haja cancelamento de nenhuma das partes, mas achamos de suma importância a clareza nesse assunto.

EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Para efetivar sua inscrição, preencha os formulários de acordo com sua categoria e faça seu depósito na conta bancária indicada. Em seguida envie o comprovante de depósito com seu nome completo.

AUTORIZAÇÂO DO USO DE IMAGENS

Durante o nossos cursos, imersão e vivencias são tiradas muitas fotos e videos são feitos, uma pequena quantidade destas imagens são utilizadas e divugadas em nossas redes sociais, e possivemente em algumas das imagens a sua imagem apareça. Através do presente instrumento, pedimos aos participantes que de forma voluntária e inteiramente gratuita, a título singular, em caráter total, definitivo, irrevogável e irretratável, autorizem ao PEMA e aos outros participantes da vivencia a utiliização de sua imagem, bem como a todo e qualquer direito autoral patrimonial dela decorrente. Pedimos que aqueles que não estiverem de acfordo comentem em sua ficha de inscrição na seção de comentários e que evite de participar das fotos que forem tiradas.

CONTA BANCÁRIA

 ​

O Nosso PIX é 21987413823. A nossa conta do bc Bradesco é ag. 2187-3 c/c 7896-4, favorecido é Wilson de Freitas Dias, CPF 411.448.057-9. a do bc Itaú é ag 9371 c/poupança 24957-5, favorecido Eloina Tereza F.Pimentel CPF 721615667-68

ACÔRDO DE CONVIVÊNCIA


ESTIMULANTES NÃO LICITOS

Pelo fato de não fazer parte de nossa proposta Comunitária, e de sermos um local visado pelo muito movimento, pedimos aos visitantes e participantes dos cursos e das imersões, que enquanto aqui estiverem, se comprometam em abster-se do uso de estimulantes químicos, ayhuasca, plantas enteógenas ou qualquer outro tipo de alucinógenos.

ALCOOL

Também evitamos bebida alcoólicas em excesso, e como o "excesso" pode ser diferente de uns para outros, se formos beber durante os cursos, sugerimos beber todos juntos de forma que a bebida seja mais uma  experiência  comunitária e não individual.

 

Durante as Imersões, as dinâmicas da vida comunitária e acordo de convívio são diferente dos que temos nos cursos e se porventura os indivíduos, casais ou grupos menores desejarem dar uma "escapada" aos fins de semanas que não for de curso, para beberem socialmente, ou até mesmo na propriedade, pedimos que tenham bom-senso para não ultrapassarem limites comuns a maioria e se por acaso acontecer, pedimos que ao voltarem permaneçam fora das áreas sociais da casa até que o "pileque" tenha passado, lembrando também que bebida durante a semana são reservadas somente para ocasiões especiais!

Já tivemos que infelizmente encurtar a temporada de alguns por aqui por terem abusado da liberdade de beber e terem passado dos limites vezes consecutivas ou por terem insistido em utilizar drogas.

OUTROS ACÔRDOS

-Acordar no horário previsto, (com exceção de doenças ou necessidades ocasionais de um descanso extra )

-Respeitar os horários de silêncio e os outros horários que envolvem as tarefas

-Participar das tarefas do dia para o qual foi designado ou procurar trocar com alguém mais

-Limpar o que sujar

-Ser o mais sustentável e econômico possível

-Evitar perjurar publicamente (falar palavrões)

-Não fumar na Zona Zero e Zona 1 da casa

-Demonstrar respeito e cuidado pelos outros, pela propriedade e bens do projeto em geral

- A Comunicação Não Violenta é super bem-vinda e deveria fazer parte do nosso dia-a-dia

VIVER COMUNITARIAMENTE, É UMA ARTE!

Durante a estadia aqui, esperamos que cada um assuma a responsabilidade de expressar seus talentos, que trabalhem em liberar seus medos e sentimentos negativos, aproveitando a oportunidade para uma postura de mudança de hábitos e que também considerem investir em uma maior harmonização de coração e mente, além da transformação de seus padrões de stress, tentando manter um bom equilíbrio entre trabalho, lazer e aprendizado.


Acreditamos no desenvolvimento da auto-estima entre outras atitudes pró-ativas que precisamos ter desenvolvidas para convívio comunitário. 

 

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS!

Se houver conflitos com o potencial de afetar o coletivo como todo e o andamento do projeto, se for necessário um mebo o Conselho Gestor ajuda ou sugere possíveis resoluções em conselho com os encarregados dos departamentos, mas a ideia é que os membros do coletivo tenham o discernimento de viverem de forma harmônica e madura, resolvendo entre si os conflitos de base. 

 

INTERNET

A internet existente no local não é a melhor, mas é suficiente para comunicação básica de todos e normalmente o sinal de todas as operadoras pegam em algum lugar da propriedade! O wi-fi é Pema1  e  Pema e a senha é muriquiassu123


EPIs

Dependendo do curso, recomendamos que tragam: 1 ou 2 pares de luvas de PVC, luva de rapa de couro (para quando formos pegar nas enxadas e outras ferramentas), capa de chuva, óculos de segurança ocular (plásticos), calça de trabalho ou bermudas, Sombreiro ou chapéu para proteção do Sol (bate forte durante agumas horas do dia), camisetas leves, botas de borracha para trabalho e tênis para caminhadas, exercícios e etc..​

DOAÇÔES

 

Vivemos da ajuda que recebemos em nossos cursos, de algumas campanhas que fazemos e ainda temos algum sustento de nossas antigas atividades., portanto além dos valores já pré-estabelecidos para os cursos, aprendizados e etc..., qualquer colaboração extra é bem-vinda para ajudar na manutenção básica do local e evolução de nossos projetos.​

Sem mais, seu comitê de organização de eventos Projeto Ecovila Muriquiassu.

bottom of page