CARTA INTRODUTÓRIA, ACORDO FINANCEIRO 

E CONTA BANCÁRIA 

Como participante de nossos cursos ou programa de Imersão, é bom conhecer um pouco sobre a nossa localização, nosso modo de vida, propostas, metas e acordos que temos para melhor convívio entre todos.

Estamos localizados dentro da área de Amortecimento da Serra da Tiririca, próximo às praias da Região Oceânica, a uns 20 Km de Niterói e aproximadamente a uns 40Km do centro do Rio de Janeiro, apesar de pertencer aos limites Urbanos da cidade, estamos dentro de uma das últimas Áreas de Interesse Especial Agrícola e nossa propriedade ainda é rodeada de muito verde e floresta!

Tentamos viver uma vida simples dedicada aos 3 princípios éticos da Permacultura que é o cuidado do Planeta, cuidado uns dos outros e o compartilhamento de nossos excedentes. Quando a palavra ‘‘tentamos” é utilizada, é de forma proposital, pois ainda não alcançamos "viver plenamente" aquilo que nos propomos em divulgar, e alguns podem se decepcionar se esperam encontrar aqui perfeição.

Estamos criando nossos próprios canteiros de alimentos, bioconstruindo nossa nova sede, caminhando para o máximo de autossuficiência possível, e sonhando com os próximos passos, que é utilizar mais de energias gratuitas oferecidas pela Natureza!
 

Temos também o projeto da construção de uma Ecovila, além de um trabalho de Agrofloresta mais avançado na propriedade, um galpão de trocas de Produtos Agroecológicos e etc... de sonhos que não param de ser sonhados.

Enquanto aqui estiver, você é convidado(a) a participar de nossa proposta, de nossos sonhos e também compartilhar os seus, para vivenciarmos juntos o que tivermos em comum e aquilo que achamos o mais importante dentro da Permacultura, -CUIDADO DE UM PELOS OUTROS.

 ​

Nossos ambientes estão adaptados para uso múltiplo, o que muitas vezes exige de todos flexibilidade e paciência. Ainda assim, prezamos pela ordem e harmonia, tanto externas quanto internas e todos zelam de uma forma ou de outra pelo cuidado do local.

IMPORTANTE


ESTIMULANTES NÃO LICITOS

Pelo fato de não fazer parte de nossa proposta Comunitária, e de sermos um local visado pelo muito movimento, pedimos aos visitantes e participantes dos cursos e das imersões, que enquanto aqui estiverem, se comprometam em abster-se do uso de estimulantes não lícitos, ayhuasca, plantas enteógenas ou qualquer outro tipo de alucinógenos.

ALCOOL

Também evitamos bebida alcoólicas em excesso, e como o "excesso" pode ser diferente de uns para outros, se formos beber durante os cursos, sugerimos beber todos juntos de forma que a bebida seja mais uma  experiência  comunitária e não individual.

 

Durante as Imersões, as dinâmicas da vida comunitária e acordo de convívio são diferente dos que temos nos cursos e se porventura os indivíduos, casais ou grupos menores desejarem dar uma "escapada" aos fins de semanas que não for de curso, para beberem socialmente nos bares do bairro, ou até mesmo na propriedade, pedimos que tenham bom-senso para não ultrapassarem limites comuns a maioria e se por acaso acontecer, pedimos que ao voltarem permaneçam fora das áreas sociais da casa até que o "pileque" tenha passado, lembrando também que bebida durante a semana são reservadas somente para ocasiões especiais!

Já tivemos que infelizmente encurtar a temporada de alguns por aqui por terem abusado da liberdade de beber e terem passado dos limites vezes consecutivas ou por terem insistido em utilizar drogas.

ALGUMAS OUTRAS REGRINHAS

-Acordar no horário previsto, (com exceção de doenças ou necessidades ocasionais de um descanso extra )

-Respeitar os horários de silêncio e os outros horários que envolvem as tarefas

-Participar das tarefas do dia para o qual foi designado ou procurar trocar com alguém mais

-Limpar o que sujar

-Ser o mais sustentável e econômico possível

-Evitar perjurar publicamente (falar palavrões)

-Não fumar na Zona Zero e Zona 1 da casa

-Demonstrar respeito e cuidado pelos outros, pela propriedade e bens do projeto em geral

A Comunicação Não Violenta é super bem-vinda e deveria fazer parte do nosso dia-a-dia

VIVER COMUNITARIAMENTE, É UMA ARTE!

Durante a estadia aqui, esperamos de cada um assuma a responsabilidade de expressar seus talentos, que trabalhem em liberar seus medos e sentimentos negativos, aproveitando a oportunidade para uma postura de mudança de hábitos e que também considerem investir em uma maior harmonização de coração e mente, além da transformação de seus padrões de stress, tentando manter um bom equilíbrio entre trabalho, lazer e aprendizado.


Acreditamos no desenvolvimento da auto-estima entre outras atitudes pró-ativas que precisamos ter desenvolvidas para convívio comunitário. 

 

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS!

Se houver conflitos com o potencial de afetar o coletivo como todo e o andamento do projeto, se for necessário a equipe Veterana ajuda ou sugere possíveis resoluções em conselho com os encarregados dos departamentos, mas a ideia é que os membros do coletivo tenham o discernimento de viverem de forma harmônica e madura, resolvendo entre si os conflitos de base. 

 

INTERNET

A internet existente no local não é a melhor, mas é suficiente para comunicação básica de todos e normalmente o sinal de todas as operadoras pegam em algum lugar da propriedade!


EPIs

Dependendo do curso, recomendamos que tragam: 1 ou 2 pares de luvas de PVC, luva de rapa de couro (para quando formos pegar nas enxadas e outras ferramentas), capa de chuva, óculos de segurança ocular (plásticos), calça de trabalho ou bermudas, Sombreiro ou chapéu para proteção do Sol (bate forte durante agumas horas do dia), camisetas leves, botas de borracha para trabalho e tênis para caminhadas, exercícios e etc...

POLÍTICA FINANCEIRA

Muitas vezes precisamos seguir rumos diferente aos planejados! Portanto de uma forma geral estabelecemos algumas diretrizes quanto a devolução de pagamentos:

- Se houver desistências em até 30 dias antes do evento, nós nos comprometemos de devolver o dinheiro investido ou de trocar por um outro evento semelhante se o desistente assim preferir.

- Se a desistência for até 15 dias antes, nos comprometemos somente em considerar o mesmo valor em um evento posterior.

-  Se a desistência acontecer nas 2 últimas semanas antes do evento, devido as logísticas envolvidas, de vagas ocupadas e talvez perdidas, compras já feitas e outras óbvias razoes, só poderemos considerar 50% do valor investido em um outro curso na sede do Projeto.

- Se a desistência acontecer no dia ou durante o evento (a não ser por caso de doenças), ou se o inscrito não comparecer ao evento e não avisar, estas situações serão consideradas um "No Show", mas ainda creditaremos 25% do valor depositado como desconto em uma próxima vivencia!

CANCELAMENTO DE CURSOS

Gostaríamos também de explicar que existem custos mínimos por curso, cobertos normalmente por 8-10 pagantes e as vezes mesmo que não tenham suficiente inscritos o projeto poderá decidir de arcar com os custos envolvidos, no entanto poderá haver ocasiões em que não acharemos viável arcar com os gastos e nos veremos obrigados a cancelar o curso, nesses casos, em até 7 dias antes da data do curso informaremos aos que porventura se inscreveram  e devolveremos o valor integral ou se o participante preferir podemos deixar o valor pago, creditado 100% para um outro evento!

- Em geral esperamos que não haja cancelamento de nenhuma das partes, mas achamos de suma importância a clareza nesse assunto.

EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Para efetivar sua inscrição, preencha os formulários de acordo com sua categoria e faça seu depósito na conta bancária indicada. Em seguida envie o comprovante de depósito com seu nome completo.

CONTA BANCÁRIA

 ​

A nossa conta do bc Bradesco e ag. 2187-3 c/c 7896-4, favorecido é Wilson de Freitas Dias, CPF 411.448.057-91.

A nossa conta do bc Itaú é ag 9371 c/poupança 24957-5, favorecido Eloina Tereza F.Pimentel CPF 721615667-68

HOSTEL

 

Temos também em uma das abas a opção de Hostel que é uma outra alternativa de vivencia.

DOAÇÔES

 

Vivemos da ajuda que recebemos em nossos cursos, de algumas campanhas que fazemos e ainda temos algum sustento de nossas antigas atividades., portanto além dos valores já pré-estabelecidos para os cursos, aprendizados e etc..., qualquer colaboração extra é bem-vinda para ajudar na manutenção básica do local e evolução de nossos projetos.

PARA OS INSCRITOS EM IMERSÕES

Ressaltamos aos inscritos na modalidade de IMERSÃO, que em época de curso, nós contaremos com a ajuda dos mesmos para fazer o curso acontecer, apesar de que tentamos o possível para que todos participem o máximo de horas dos cursos; existe a possibilidade de que a participação não seja de forma integral!​ Se quiserem garantir a participação de forma integral em algum curso que porventura esteja acontecendo, pedimos que além da taxa de inscrição da IMERSÃO escolhida, considere uma participação extra de 50% do valor integral do curso em questão.

 

Fora a época dos cursos seguimos um horário básico de funcionamento e nos dedicamos aos trabalhos uma média de 7-8 horas por dia além de estudos e pesquisas que fazemos em algumas noites da semana, sabemos que apesar do tempo recompensador e inesquecível que é viver em uma comunidade permacultural, é imprescindível ter em mente que a vida aqui na Comunidade, como em qualquer experiencia da vida real de Sítios e Fazendas, envolve bastante trabalho físico.

 

Acreditamos também em lutar pela unidade da equipe, que muitas vezes exige alguns sacrifícios pessoais!

 

Aos Sábados quando não temos cursos, depois do café nos reunimos com os que vão ficar para a semana seguinte, e organizamos a semana que entra, assim como aproveitamos para dar uma faxinada na casa. 

 

A tarde de Sábado e os Domingos são normalmente livres, (dividimos somente as tarefas básicas, apesar de que nos fins de semanas que temos cursos ou vivencias, o horário é diferente, o dia de descanso da semana passa para um dia depois do término do curso!​

 

Para aqueles mais interessados em cursos e oficinas fiquem ligados em nossos calendários mensais!

 

​Woofers, Packers, Nomads e outros viajantes inscritos no programa de Vivências não tem que se envolver nos trabalhos de cursos de fim de semana se já tiverem outras programações em andamento.

VIDA COMUNITÁRIA PARCIAL

 

1) Além das imersões e a nossa proposta de Vida Comunitária principal, contemplamos também a possibilidade de recebermos pessoas que não tenham como participar de todas as atividades do projeto, mas que gostariam de vivenciar em parte a proposta da Vida em Comunidade e como em uma República, pagar só pela alimentação e acomodação por R$900,00 mensais.
 

2) Se por motivos diversos (estudos, trabalhos e/ou outros compromissos) o candidato a "VIDA COMUNITARIA" só puder participar parcialmente com algumas horas semanais na comunidade, de forma a contribuir com o projeto, pensamos depois dos 3 primeiros meses de Vivencia (tempo do candidato ser aprovado para uma vivencia mais longa), em abater do valor X mensal  mencionado, um credito em Muriquireal proporcional as horas de dedicação ao projeto, sendo que chegamos a um consenso que a exigência mínima de horas semanais de trabalho, seriam de uma forma ou de outra, de 5 horas em trabalhos na horta ou na bio-construção.

 

Algumas tarefas "do lar" durante a semana, que todos de uma forma ou de outra participam, não serão creditadas mas sim consideradas como contribuição extras para o "lar"!

Sem mais, seu comitê de organização do Projeto Ecovila Muriquiassu.