PARCEIROS

 EQUIPE

Wilson  Dias

 

Wilson Dias é do Rio de Janeiro, empresário e permacultor certificado pela Universidade do Vale de Itajaí, fez o seu PDC (Curso de Design em Permacultura) na Nova Oikos com Jorge Timmerman e Suzana Maringoni. Escolheu seguir pelo caminho da Bio-construção e teve como instrutor de super-adobe nosso querido Marcos Ninguém. No TIBÁ, teve a oportunidade de fazer o curso de construção com terra com o arquiteto Michel Habib e com o bio-construtor Diego Tort dos “Low-Construtores Descalços”. 

Participou também do curso de construção com terra no instituto Pindorama.

Wilson tem-se aprofundado no estudo da técnica de taipa-de-pilão e tido como mentor o referido arquiteto Guido Loff,  especialista na técnica.

É um dos fundadores da ONG Associação Beneficente Família Monte Verde. Em sua experiência de vida teve o privilégio de ser missionário cristão ativo durante 35 anos da Familia Internacional. É casado com Eloína Pimentel, tem 11 filhos e todos tiveram a oportunidade de participar do “homeschooling”, (método de ensino dirigido em casa pelos próprios pais/professores).

Eloina Pimentel 
Gabriela Rivera

Gabriela é de Honduras. Se formou em Arquitetura e Urbanismo. Desde estudante foi despertado nela um interesse por uma arquitetura mais humana como ferramenta em prol do desenvolvimento sustentável. Enquanto estudante se envolveu em iniciativas de nível nacional e latino-americanas, onde se buscava promover entre os estudantes e  arquitetos jovens um caminho sustentável. Em Hondura se envolveu na área de habitação de interesse social,  tanto na parte da pesquisa, como em  um projeto com comunidades rurais do interior do pais. No Brasil teve a benção de participar de múltiplos cursos na área da bio arquitetura no centro Tecnologia Intuitiva e Bio-arquitetura (TIBÁ), centro criado pelo querido mestre Johan Van Lengen. No TIBÁ também foi uma estagiária por uma temporada, se aprofundando no mundo da permacultura e da bio construção, área que deseja continuar explorando. No Projeto Muriqui Assu Gabriela é parte da administração do projeto, assim como de apoio na parte da bio-construção. 

Nicolas Dias

 

Nicolas é a energia jovem do grupo. Conheceu a construção natural no curso de super-  adobe com Marcos Ninguém na Comunidade Açai-Jussara. Teve a oportunidade de participar do programa de aprendiz no centro TIBÁ, que abrangeu várias técnicas de bio construção, como bambu, pau-a-pique, taipa, cascaje, plasto-cimento, teto verde, dentre outras. 

Guido Roberto Loff

É arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; foi professor na Universidade de Santa Catarina; Mestrando no Pós-Arq da UFSC com o tema Painéis Monolíticos de Solo Estabilizado; possui formação prática e teórica em Bioconstrução pelo IPEP/RS; fez curso de Materiais para Revestimento de Vias não pavimentadas na UFPelotas/RS; fez curso prático e teórico de Abóbadas Mexicanas de Terra com o arquiteto Ramon Aguirre na Colômbia e no III Congresso de Arquitetura e Construção com Terra onde realizou o ciclo de Oficinas de Construção com Terra; fez cursos de Feng-Shui com os mestres Raul Soroa, Arq. Carlos Solano Carvalho e professor Wu Jyh Cheng –ST; executou obras com Solo Estabilizado usando técnicas variadas.

Eloína é capixaba, advogada ativa na área de direito civil e trabalhista. No Judiciário do Rio de Janeiro, lutou pelo direito dos pais educarem seus filhos em casa. Apaixonada pela bio-construção e horticultura orgânica, decidiu junto com Wilson seguir o caminho da permacultura e bio-construção  e agora está construindo sua casa com terra. Fez curso de construção com terra com Marcos Ninguém  na Comunidade Açai Jussara. Eloina, além de administradora do lar, é sócia da Solid Construções, e também uma das fundadoras da ONG Familia Monte Verde. Eloina e mãe de três filhos e foi missionária cristã ativa durante 20 anos do movimento Família Internacional.