top of page

Projeto Ecovila Muriqui Assu

Bem-vindos a página de Pré-inscrição para o
Programa de Imersão na Permacultura e Vida Comunitária

Esclarecendo melhor a Proposta

Gratidão por se interessar nas VIVÊNCIAS DE IMERSÃO PERMACULTURAL aqui na sede do PROJETO ECOVILA MURIQUI ASSU.


Este programa é uma forma de integrarmos pessoas em busca da transição para a sustentabilidade.

Oferecemos nestas vivências a oportunidade de uma experiência de vida comunitária além da participação em alguns dos projetos de Permacultura na Prática que estiverem rolando no momento, ou em um que vc mesmo tenha o desejo de desenvolver, estaremos aqui para te apoiar e orientar no que preciso for.

A imersão nas atividades do projeto levam em média de 6horas por dia. Alguns dias um pouco mais outros um pouco menos dependedno da necessidade e tarefas do dia.


Em diferente momentos desenvolvemos:

 

- Construções e Estruturas Sustentáveis (Construção da casa mãe com técnicas diversas de bioconstrução, muros de contenção com terra ensacada, base de um Domo Geodésico em Breacker Adobe, Adobes, Reboco diversos, Ferro Cimento, construção e conservação dos Galinheiros e etc...)

 

- Conservação de Energia (Captação de água da chuva, painel de aquecedor solar, fogão/forno Rocket, entre outros...)

 

- Ecologia Aplicada (Hortas Domésticas, Plantação de Produtos Orgânicos, Sistemas Agroflorestais, Manutenção do Bambuzal e colheita de Bambu, Pomares e Pequenos Animais como criação de Galinhas, Minhocas, Húmus e etc...)

 

-Água na Paisagem ( Caminhadas periódicas a mina da propriedade para manutenção e limpeza da mesma,  direcionamento de água da chuva para a nossa cisterna, assim como trabalhos com a Topografia do terreno para direcionamento d'água da chuva para o solo e nossas plantações através de "linhas chaves")

 

- Solos (Mais do que tudo estaremos aprendendo a fazer solos, usando matéria orgânica, palhas, vegetação, compostos, bockage, humus e etc...

 

A proposta da IMERSÃO PERMACULTURAL não se trata de um curso propriamente dito, e os projetos que estamos "desenvolvendo aqui", não sempre são uma variedade do mencionado na listagem acima, apesar de tentarmos oferecer uma variedade de atividades diferenciadas, muitas vezes é necessário passar dias na mesma tarefa, mas no geral garantimos um aprendizado profundo através da solução de questões básicas do dia-a-dia de um “Sítio de Permacultura Familiar”.

Somos uma Família de 5 pessoas mais alguns membros agregados que vieram "temporariamente" fazer a imersão e ficaram emergidos aqui. Sempre temos de passagem aqueles que vêm para as imersões semanais e cursos aos fins de semana e outros que são parte da "Famiia Muriqui", mas que vão e voltam e não moram aqui na sede.

Como o trabalho que temos no sitio, na obra, na produção de produtos para a venda, na limpeza e organização da casa, alem dos projetos "mil"; e considerando a grande rotatividade de pessoas só de passagem, muitas vezes nós não somos a equipe campeã de organização que "adoraríamos" ser, se este for o teu forte agradecemos qualquer contribuição neste sentido! 

Esta é uma imersão para quem tem curiosidade de saber o que é permacultura na prática, ou para os que sonham em ir morar no campo e ter seu próprio sítio ou de ir viver em uma Comunidade Alternativa, ou em uma Ecovila.
 

A Vida em Comunidade, é também uma ótima oportunidade para aqueles que só desejam dar um "break" do sistema da vida na cidade, ainda que por uns dias somente! Apesar das atividades diárias, quase que terapêuticas, a vivência do dia a dia é bem enriquecedora e um desafio para muitos.

Como projeto, temos vários sonhos e projetos em andamento. Entre eles a construção de uma Ecovila Residencial, um Polo Comunitário de Permacultura, além dos cursos e oficinas que já rolam aqui todo o tempo. Nossa sede principal, já está basicamente pronta.

Enquanto você estiver aqui, nos comprometemos em compartilhar com você o que conhecemos sobre assuntos relacionados a Permacultura e vida Comunitária..

Temos certeza que também teremos muito que aprender do que você já sabe para assim termos trocas bem enriquecedoras.

Apesar das datas específicas na divulgação do Evento de VIVÊNCIA DE IMERSÃO PERMACULTURAL, as inscrições estão abertas durante quase todas as semanas dos meses do ano, com chegada aos domingos, conforme anunciado na proposta do site de acordo com as modalidades da VIVÊNCIA.

​Para facilitar em nossas logísticas abrigamos no máximo 3 a 4 pessoas por vez.

​​Aos interessados, pedimos para que não deixe de ler as informações específicas sobre cada modalidade, dos valores sugeridos, do período de duração, as quantidades de horas e dias de envolvimentos nos trabalhos e etc...e que não deixem de preencher o formulário no final da página!


​​Você pode também se inscrever nos cursos que acontecem em alguns fins de semanas e feriados prolongados!

https://www.projetomuriquiassu.org/pre-inscricao-para-cursos

PARA OS INSCRITOS EM IMERSÕES

Aos inscritos na modalidade de IMERSÃO, pedimos que considerem em época de curso, ajudar os mesmos acontecer. Apesar de que tentemos o possível para que todos participem o máximo de horas dos cursos; existe a possibilidade de que a participação não seja de forma integral!​ Se quiserem garantir a participação de forma integral em algum curso que porventura esteja acontecendo, pedimos que se inscreva no curso e por já estar participando do programma de imersão, que  colabore somente com 50%  do valor integral do curso em questão.

 

Fora a época dos cursos seguimos um horário básico de funcionamento e nos dedicamos aos trabalhos uma média de 6-7 horas por dia além de estudos e pesquisas que fazemos em algumas noites da semana, sabemos que apesar do tempo recompensador e inesquecível que é viver em uma comunidade permacultural, é imprescindível ter em mente que a vida aqui na Comunidade, como em qualquer experiencia da vida real de Sítios e Fazendas, envolve bastante trabalho físico.

 

Acreditamos também em lutar pela unidade da equipe, que muitas vezes exige alguns sacrifícios pessoais!

 

Aos Sábados quando não temos cursos, depois do café nos reunimos com os que vão ficar para a semana seguinte, e organizamos a semana que entra, assim como aproveitamos para dar uma faxinada na casa. 

 

A tarde de Sábado e os Domingos são normalmente livres, (dividimos somente as tarefas básicas, apesar de que nos fins de semanas que temos cursos ou vivencias, o horário é diferente, o dia de descanso da semana passa para um dia depois do término do curso!​

 

Para aqueles mais interessados em cursos e oficinas fiquem ligados em nossos calendários mensais!

 

​Woofers, Packers, Nomads e outros viajantes inscritos no programa de Vivências não tem que se envolver nos trabalhos de cursos de fim de semana se já tiverem outras programações em andamento.

VIDA COMUNITÁRIA PARCIAL​

 

Além das imersões e a nossa proposta de Vida Comunitária principal, contemplamos também a possibilidade de recebermos pessoas que não tenham como participar de todas as atividades do projeto, mas que gostariam de vivenciar em parte a proposta da Vida em Comunidade e como em uma República, pagar só pela alimentação e acomodação em troca de uma contribução mensal

 

Lembrando a todos que as tarefas "do lar" são tarefas comuns a todos e essenciais para o funcionamento da casa!

​Independente da Modalidade escolhida a *Alimentação e hospedagem sempre são inclusas no pacote, salvo seja mencionado diferente, e apesar de sermos onívoros, respeitamos e oferecemos a opção de alimentação vegana e vegetariana aos que assim preferirem.

Quanto a colaboração financeira gostaríamos de explicar que esta se faz necessária para que o projeto possa auto-sustentar-se, e dependendo do tipo da modalidade desejada, esta participação é a partir de *R$ 40,00 diários, para quem fica 30 dias, com hospedagem e alimentação inclusa! (Ver tabela de preços no site, pois esse valor é escalonado para menos para quem fica mais dias ou para mais, para quem fica menos dias). Em troca, oferecemos boa alimentação, hospedagem e aprendizado. A doação de nosso tempo, experiências, ferramentas e a convivência no nosso espaço, que está sendo desenvolvido para que possamos ser de ajuda no processo daqueles que desejam melhor compreender a Permacultura e fazer uma transição de vida, não tem preço, mas como precisamos pagar as contas no final do mês a contribuição financeira é bem vinda, apesar de que sempre que podemos atendemos aos menos favorecidos. Se for o teu caso nos escreva explicando as razões e com quanto você pode contribuir!


Esperamos poder estar em breve com você. Qualquer dúvida nos mande um ZAP 987413823 ou nos mande uma mensagem aqui pelo evento ou nos escreva contato@projetomuriquiassu.org
 

Gratidão e Ahoo!

Seus Parceiros do Projeto Ecovila Muriquiassu

link de Inscrição para as modalidades e valores da vivencia:

https://www.projetomuriquiassu.org/pre-inscricao-imersao-permacultural

 

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

 

Pedimos aos interessados em qualquer das modalidades de cursos e/ou vivências, que antes de realizar seus pagamentos, leiam por favor nossa "Carta Introdutória e Política Financeira" e "O que trazer" na Aba "INSCRIÇÕES", ali consta um pouco mais sobre nós, algumas regrinhas básicas para um bom convívio na comunidade assim como algumas necessidades pessoais e de EPI que seria bom trazerem!

MODALIDADES E VALORES

Trabalhamos com 3 valores básicos de contribuição:

1) O ABUNDANTE (...é uma participação voluntária de 20% sobre o valor justo. (o Projeto, os facilitadores e os candidatos as Vagas Sociais agradecem a contribuição)

2) O JUSTO (cobre somente o custo da imersão e dá um pequeno suporte ao projeto)

3) WORLD PACKERS (já combinado através da plataforma)


Desconto de 10% para casal ou grupo de até 3 pessoas.
 

PROGRAMA DE IMERSÃO JUNIOR - Até 5 dias!
O período desta modalidade é de até 5 dias (chegadas aos Domingos de cada mês e partidas até na tardinha da Sexta seguinte). O aprendizado desta modalidade não é o mesmo que em um curso ou oficina específica, está focado nos acontecimentos da semana, entre elas o plantio de sementes, colheita e manutenção dos canteiros, diferentes técnicas de bio-construção, cuidados dos animais e etc...

Valor Justo R$ 450,00

Valor Abundante R$ 600,00

PROGRAMA DE IMERSÃO LIGHT - Até 5 dias!
O período desta modalidade é também de até 5 dias (chegadas aos Domingos de cada mês e partidas até na Sexta a tarde), e o expediente de trabalho se dá somente na parte da manhã. O aprendizado é também focado nos acontecimentos da semana, entre elas o plantio de sementes, colheita e manutenção dos canteiros, diferentes técnicas de bio-construção, cuidados dos animais e etc...

Valor Justo R$ 600,00.
Valor Abundante R$ 900,00

IMERSÃO APRENDIZ - Até 12 dias!

O período desta modalidade é de até 12 dias. (chegadas no 1º e 2º Domingo de cada mês e partidas até na Sexta a tarde da segunda semana). Recomendado para quem quer conhecer um pouco mais da Permacultura!Esta modalidade também foca no aprendizado diverso e apesar de não ser o mesmo de que em um curso ou oficina específica, o candidato será um APRENDIZ de diferentes práticas Permaculturais; desde o plantio das sementes, colheita e manutenção dos canteiros, diferentes técnicas de bio-construção, cuidado dos animais, do trabalho em equipe e inclusive as prendas domésticas.

Valor Justo R$ 800,00.​

Valor Abundante R$ 1200,00

IMERSÃO ESTAGIÁRIA - Até 30 dias!

O período desta modalidade é de até 30 dias e foca no aprendizado mais profundo, ainda que diferente de um curso ou oficina específica, depois de 2 semanas de diferentes práticas, como no programa de Imersão Aprendiz, o estagiário poderá escolher praticar mais de algumas das práticas trabalhadas, ou seja Agroecologia, Bioconstrução, Prendas Domésticas ou outras (ainda que continuam participando de atividades variadas da comunidade). Esta modalidade de Imersão permite ao candidato se inscrever em qualquer altura do mês, desde de que não coincida com cursos já agendados.

 

Valor Justo R$ 1200,00.

​​Valor Abundante R$ 1500,00

IMERSÃO AVANÇADA - Até 60 dias!
O período desta modalidade é de até 2 meses e continua focada no aprendizado mais profundo como na modalidade anterior. Contamos também com a participação destes no treinamento dos iniciantes que chegam, assim como no desenvolvimento de produtos para a venda e sustento do projeto.

Valor Justo R$ 1800,00.

​​​​​Valor Abundante R$ 2200,00

​Esta modalidade pode ser extendida a Vida Comunitária inicial, (Muriqui Namorador), desde que os interessados almejem participar de tal modalidade e sejam aceitos pelos moradores, pois apesar de nem sempre termos espaço para todos, as vezes não consideramos que o interessado esteja em um momento apropriado para vivenciar tal experiência com os já residentes. 

​Caso seja aprovada a extensão para a VIDA COMUNITÁRIA INICIAL, não haverá mais custos adicionais, pois nesta modalidade o voluntário já será considerado um Voluntário Residente e estaremos contando com a força de trabalho deste para que venham a assumir um ministério na comunidade e nos ajudar no treinamento dos novos voluntários .

Tenham em mente os requisitos básicos para esta modalidade!

GRUPOS, CASAIS E CRIANÇAS

Para todas as vivencias mencionadas, oferecemos um desconto de 10% por pessoa para grupos ou casais!

Crianças acompanhadas dos pais até 5 anos não pagam, 

entre 5 e 11 anos pagam somente 30% e de 12 a 17 somente 50% da taxa de inscrição!​

PROGRAMA DE VIDA COMUNITÁRIA INICIAL! (Para os interessados em uma estadia mais prolongada)

(ler mais abaixo, depois da ficha de inscrição)

PROGRAMA DE VIDA COMUNITÁRIA INICIAL! (Para os interessados em uma estadia mais prolongada)

 

Trata-se de uma experiência de Vivência de até 6 meses, (na-morador) onde os participantes passam a ser parte da equipe de apoio do projeto, ajudando nas decisões e planos de trabalho, podendo inclusive, no final dos 6 meses optar por ser um morador no projeto por mais 6 meses, (morador veterano) caso haja a aprovação da maioria dos veteranos residentes. Depois de 2 períodos de 6 meses, o Morador Veterano, se aprovado pelos outros membros da Comunidade, passa a ser um Membro Morador do Muriqui!

Os que optam e são aceitos a experimentar a Vida Comunitária após do 3° mês de estadia completa no projeto, são bem-vindos a ajudarem a desenvolver outras formas de renda e participarem do rateio de *possíveis lucros que a comunidade possa vir a gerar com o fruto do trabalho de todos, que é de onde esperamos, provenha o sustento comunitário (as vezes prestamos serviços para terceiros), estes lucros serão convertidos em Muriqui Real e distribuídos entre os candidatos de acordo com as propostas vigentes! 

Para participar da VIDA COMUNITÁRIA, o inscrito deve ter participado da Imersão Avançada e ter em mente um quesito importante para se viver comunitariamente, ou seja; antes de mais nada querer viver em harmonia com outros, zelando pelo bem estar físico e psicológico uns dos outros! Ser altruísta e pró-ativo, não espelhando suas ações no que outros fazem ou deixam de fazer. Sabendo que erros e falhas são inerente a todos os participantes e que uma dose extra de perdão e misericórdia são sempre necessária para viver-se em comunidade e em harmonia.

 

Viver com outros por longos períodos é uma arte, e é esperado que cada um assuma a responsabilidade de expressar seus talentos, assim como a liberação de medos e sentimentos negativos.

 

Mudança de hábitos são necessários, harmonização do coração e mente, como também a transformação de seus padrões de stress, equilíbrio entre trabalho e lazer além do desenvolvimento da auto-estima entre outras atitude pró-ativas que precisamos ter desenvolvidas para convívio comunitário.​

 

O Conselho Gestor cuida da resolução de conflitos que possa vir afetar o coletivo como todo assim como o andamento do projeto, mas a ideia é que os membros do coletivo tenham o discernimento de viverem de forma harmônica e madura, resolvendo entre si os conflitos de base. 

A casa Mãe, é nossa "Zona 0" e deve ser mantida por todos, nossos canteiros Agroecológicos e nossos canteiros de Obras, são nossa "Zona 1" e tarefas diárias são repartidas entre todos. Temos em nossa "Zona 2" os galinheiros e pomares agroflorestais, onde tarefas diárias também são distribuídas! 

Uma de nossas metas comunitárias é estabelecer uma Ecovila em nosso espaço, acabar a construção de nosso salão de eventos, para assim manter a fluidez das oficinas, cursos e vivências oferecidas pelo projeto.

Somos um Empreendimento, com a intenção de apoiar quem se conecta aqui colocando o seu SER a SERVIÇO do TODO! Acreditamos que o que você veio fazer neste Planeta está conectado com o que os demais seres vieram fazer neste Planeta, sendo que quanto mais próximo convivemos uns dos outros mais impacto temos nas pessoas ao redor.

Se você tiver interesse nessa modalidade, deixe-nos saber dessa possibilidade com antecedência, apesar de não significar compromisso de nenhuma das partes, pois 2 meses de convivência, participando do Voluntariado Avançado, define muitas vezes as aptidões e relacionamentos envolvidos para tornar possível ou não a convivência por um período mais longo. 

Este projeto de Vida Comunitária está em fase embrionária e estamos cada vez mais adaptando esta modalidade de forma que satisfaça a necessidade de todas as partes envolvidas!

*Pedimos aos interessados nesta modalidade que não tenham como garantido uma farta repartição de "lucros", ou com "alguma" repartição de lucro se este não existir, nossa meta não é o "lucro", mas que as necessidades básicas de todos sejam supridas, assim como o estabelecimento do projeto.

 

Percebemos que uma atenção específica a esta necessidade básica é necessária, no entanto sugerimos aos que já tiverem planos de estenderem sua estadia aqui para um aprendizado mais profundo da Permacultura, Bioconstrução ou Agrofloresta, que apesar da "troca" sugerida, depois dos 2 meses de Imersão, terem em mente que esta "troca" garante somente a sua estadia e alimentação no projeto, sabemos que existem outras necessidades como entretenimento, transporte, vestimentas e etc..., etc..., portanto será super bem vinda e bem pensada se considerarem juntar uma verba extra para se manterem até um possível retorno financeiro do trabalho coletivo ou final de sua estadia planejada.​

bottom of page