Projeto Ecovila Muriqui Assu, P.E.M.A., Niterói, R.J.!

Estamos localizados dentro da área de Amortecimento da Serra da Tiririca, próximo às praias da Região Oceânica, a uns 20 Km de Niterói e aproximadamente a uns 40Km do centro do Rio de Janeiro, apesar de pertencer aos limites Urbanos da cidade, estamos dentro de uma das últimas Áreas de Interesse Especial Agrícola e nossa propriedade ainda é rodeada de muito verde e floresta!

A proposta inicial do projeto é promover a Permacultura, Bioconstrução, a Agroecologia baseada nos princípios da Agrofloresta, além da vida comunitária e outras práticas sustentáveis para que passo a passo vivamos de forma mais autônoma, incentivando redes de colaboração no Brasil e no mundo, através de recursos educativos, práticas, vivencias, mutirões , assim como trabalhos voluntários em escolas, hospitais e comunidades carentes! 

Tentamos viver uma vida simples dedicada aos 3 princípios éticos da Permacultura que é o cuidado do Planeta, cuidado uns dos outros e o compartilhamento de nossos excedentes. 

 

Uma de nossas primeiras iniciativas, ainda em andamento, é a construção de nossa sede própria, com abrigos confortáveis para instalar aqueles que queiram vivenciar alguns de nossos cursos e programas, assim como para voluntários e participantes de nossa experiência comunitária!

 

​Estamos também recebendo pessoas com afinidades em comum as nossas que queiram experimentar viver uma vida Comunitária (ver mais informações sobre vida comunitária no seguinte link!)

 

https://www.projetomuriquiassu.org/pre-inscricao-imersao-permacultural

Projeto da Ecovila


O projeto inclui a construção de casas anexas a casa mãe para abrigar pessoas com a mesma afinidades que as nossas e que desejam de alguma forma adquirir um espaço no local!. Gostaríamos de montar uma Associação com normas de funcionamento que preveja o direito de propriedade aos moradores. Se você tem interesse de morar em uma situação semelhante, contate-nos através do email contato@projetomuriquiassu.org, mencionando o assunto "ecovila".

Para os interessados nas atividades propostas na página de eventos, seja  cursos, mutirões ou imersões, pedimos  que façam uma pré-inscrição,  nos informando o seu interesse particular, de acordo com as instruções no pré-formulário de inscrição! 

https://www.projetomuriquiassu.org/pre-inscricao-imersao-permacultural

ou https://www.projetomuriquiassu.org/pre-inscricao-para-cursos

 

NOSSO NOME

 

Muriqui Assu era o nome dado ao logradouro original onde se

encontra a sede física do nosso projeto. A  palavra  Muriqui é indígena

e originária do Tupi, significa "povo manso que habita na floresta"

ou "povo que bamboleia nas  árvores", daí  Muriqui para essa espécie de  

primatas  e Muriqui Assu para "Macaco Grande".

O antigo nome da região nos faz crer que esses primatas eram

populosos na Mata Atlântica de Pendotiba/Niterói. Até nos dias de hoje

se ouve dizer de pessoas que afirmam ter visto os "Muriquis" na região.

Hoje segundo pesquisas, existem menos de 1000 muriquis no Brasil

e de que existe o perigo de extinção.