top of page

Projeto Ecovila Muriqui Assu, P.E.M.A., Niterói, R.J.!

Estamos localizados dentro da área de Amortecimento da Serra da Tiririca, próximo às praias da Região Oceânica, a uns 20 Km de Niterói e aproximadamente a uns 40Km do centro do Rio de Janeiro, apesar de pertencer aos limites Urbanos da cidade, estamos dentro de uma das últimas Áreas de Interesse Especial Agrícola e nossa propriedade ainda é rodeada de muito verde e floresta!

A proposta inicial do projeto é promover a Permacultura, Bioconstrução, a Agroecologia baseada nos princípios da Agrofloresta, além da vida comunitária e outras práticas sustentáveis para que passo a passo vivamos de forma mais autônoma, incentivando redes de colaboração no Brasil e no mundo, através de recursos educativos, práticas, vivencias e mutirões! 

Tentamos viver uma vida simples dedicada aos 3 princípios éticos da Permacultura que é o cuidado do Planeta, cuidado uns dos outros e o compartilhamento de nossos excedentes. 

 

Já temos uma de nossas primeiras iniciativas quase que acabada. que é a construção de nossa sede própria, com abrigos para instalar aqueles que queiram vivenciar alguns de nossos cursos e programas de imersõês, e experiência comunitária, e no processo de construção de nosso salão para eventos!

 

​Estamos também recebendo pessoas com afinidades em comum as nossas que queiram experimentar viver uma vida Comunitária (ver mais informações sobre vida comunitária no seguinte link!)

https://www.projetomuriquiassu.org/pre-inscricao-imersao-permacultural

a "Ecovila"

Em nsso projeto inclui a construção de casas anexas a casa mãe para abrigar pessoas com a mesma afinidades que as nossas e que desejam de alguma forma adquirir um espaço no local!. Estamos estabelecendo uma Associação com normas de funcionamento que preveja o direito de propriedade aos moradores. Se você tem interesse de morar em uma situação semelhante, contate-nos através do email contato@projetomuriquiassu.org, mencionando o assunto "ecovila".

Para os interessados nas atividades propostas na página de eventos,

seja  cursos, mutirões ou imersões, pedimos  que façam uma

pré-inscrição,  nos informando o seu interesse particular, de acordo

com as instruções no pré-formulário de inscrição! 

https://www.projetomuriquiassu.org/pre-inscricao-imersao-permacultural

ou 

https://www.projetomuriquiassu.org/pre-inscricao-para-cursos

Nosso nome

Muriqui Assu era o nome dado ao logradouro original onde se

encontra a sede física do nosso projeto. A  palavra  Muriqui é

indígenae originária do Tupi, significa "povo manso que habita na

floresta"ou "povo que bamboleia nas  árvores", daí  Muriqui para essa

espécie de  primatas  e Muriqui Assu para "Macaco Grande".

O antigo nome da região nos faz crer que esses primatas eram populosos na Mata Atlântica de Pendotiba/Niterói. Até nos dias de hoje se ouve dizer de pessoas que afirmam ter visto os "Muriquis" na região.

Os Muriquis, são os maiores primatas das Américas e é também considerado um dos maiores “restauradores da floresta”, pois, em apenas um dia, ele pode dispersar sementes de até oito espécies de plantas. Com isso, o muriqui ajuda a conservar a Mata Atlântica, que abriga mananciais de água potável que abastecem os grandes centros urbanos do sudeste do Brasil.
 

bottom of page