top of page

Já imaginou transformar...

O Barro...

Conheça a Permacultura e veja o mundo com outros olhos.
A Permacultura nos direciona gradativamente a libertação do sistema, que nos escraviza pelas mais básicas necessidades, nos estimulando a sermos parte consciente de soluções aos inúmeros problemas ambientais, que enfrentamos local e globalmente, trabalhando lado a lado com a natureza, e não contra ela.

A Permacultura é um design de um conjunto de  sistemas sustentáveis que visa criar assentamentos humanos ​​que se baseiam em princípios ecológicos e éticos. Tem como meta não esgotar os recursos naturais ou prejudicar o meio ambiente.

 

Para isso se utiliza práticas ancestrais às descobertas da ciência moderna e tecnológica,

Sua abordagem integrada visa criar sistemas de agricultura, habitação, energia, água e comunidade.

A Permacultura é baseada em três éticas fundamentais: cuidar da terra, cuidar das pessoas e compartilhar justamente.

 

Também se baseia em princípios como observação, diversidade, interconexão, uso eficiente de recursos e resiliência.

Um sistema permacultural sustentável pode incluir uma série de elementos interconectados, como jardins orgânicos, hortas, pomares, criação de animais, sistemas de energia renovável, sistemas de coleta de água da chuva, saneamento ecológico, construções com materiais naturais e técnicas de construção sustentável, além de sistemas de economia solidária.

O design desses sistemas é guiado pelo uso eficiente dos recursos, minimização do desperdício e resiliência.

É uma abordagem cada vez mais popular para agricultura ecológica, design de paisagem, arquitetura sustentável e desenvolvimento comunitário.

 

Um sistema permacultural sustentável é projetado para ser autossuficiente e fechado em si mesmo, com cada elemento do sistema interconectado e interdependente.

 

Ele usa a natureza como modelo e segue princípios ecológicos para criar uma harmonia entre os seres humanos e o meio ambiente.

 

Ao seguir esses princípios ecológicos e éticos, um sistema permacultural sustentável pode ser uma alternativa eficaz e viável para sistemas agrícolas e de desenvolvimento que prejudicam o meio ambiente e as comunidades locais.

Os sistemas naturais são modelos de como deveríamos trabalhar com a natureza de forma a projetar ambientes sustentáveis para prover as necessidades humanas básicas, assim como as infraestruturas que as apoiam.

A Permacultura estimula a nos tornamos parte consciente de soluções frente aos inúmeros problemas que enfrentamos local e globalmente, trabalhando lado a lado com a natureza, e não contra ela.

A Permacultura nos direciona gradativamente a libertação do sistema e seus vícios, que nos escraviza pelas mais básicas necessidades.

Olhamos os sistemas em todas as suas funções, e ao invés de tirar apenas um fruto deles, procuramos permitir que os sistemas demonstrem sua própria evolução.

Em resumo: A PERMACULTURA É UM GRITO DE LIBERDADE E AUTONOMIA!

O QUE É A PERMACULTURA?

QUEM PRATICA A PERMACULTURA?


Além dos permacultores que estudam e que conscientemente usam a permacultura para viver de um modo mais sustentável, há muitas outras pessoas que praticam a permacultura inconscientemente – ambientalistas, horticultores orgânicos, arquitetos, conservacionistas, planejadores de uso de terras, ativistas urbanos, recicladores, povos indígenas, e quaisquer outras pessoas trabalhando para criar uma civilização mais sustentável.  A permacultura agrega varias ideias e praticas que já existem há bastante tempo.

 

A terminologia, agora conhecida como  design ecológico, design sustentável, ecologia aplicada ou design verde,  são outros termos usados para descrever a filosofia básica de usar a natureza como um modelo para criar sustentabilidade. A diferença entre esses modelos e a permacultura é o âmbito e o foco. A permacultura usa esses sistemas e os engloba para formar um quadro maior, aplicável a todos os aspectos de sua vida. Como foi mencionado acima, é uma  filosofia dinâmica de vida que esta continuamente evoluindo.

SUBSCREVA-SE  

Saiba mais sobre a Permacultura e assuntos relacionados. Receba gratuitamente noticias,
artigos e participe do programa de    descontos em cursos e oficinas do
PROJETO ECOVILA MURIQUI ASSU. 

Gratidão por se inscrever em nosso site! 

Em breve você receberá nosso primeiro contato.

QUEM A INICIOU?

Bill Mollison

A Permacultura foi criada nos anos 70 na Austrália, por Bill Mollison e David Holmgren. Desde lá, o termo evoluiu, recebeu diversas influências, e hoje abriga uma grande multidisciplinaridade.

David Holmgreen

Por  David Holmgreen, abril de 2017

(parte de um discurso apresentando uma  visão da história da Permacultura.)

 

Em 1975, eu estava gestando o conceito da permacultura com meu mentor e co-autor de Permaculture One, Bill Mollison.

 

Com a sua morte no ano passado aos 88 anos de idade, é ainda mais apropriado refletir sobre o legado desses anos, ainda mais porque a CQU (Central Queensland University) em boa hora ofereceu-lhe o primeiro doutorado honorário de permacultura.

 

Apesar de eu ter estado lá desde o começo, se dependesse de mim, o manuscrito que viria a se tornar Permaculture One provavelmente ainda estaria em uma gaveta esperando para ser editado, e eu não estaria aqui falando com vocês. Bill Mollison foi reconhecido internacionalmente como “o pai do movimento da permacultura”, enquanto o meu papel é mais difícil de definir.

 

A permacultura chegou pela primeira vez à proeminência pública através da grande mídia, e cresceu então para se tornar um movimento global de praticantes, designers, professores e ativistas através do PDC (Curso de Design de Permacultura), tudo fora do meio acadêmico. 

 

Apesar disso, o conceito de permacultura começou a germinar no solo da academia no meio dos anos 70...(aos interessados em todo o discurso acesse:

https://docs.wixstatic.com/ugd/1c0ae5_eb8a6236742144369d5eba28851aea5b.pdf

bottom of page