top of page

A Permacultura consiste no planejamento e execução de assentamentos humanos sustentáveis (casas, sítios, fazendas, comunidades, vilas, cidades etc..), associando a estes, práticas ancestrais às descobertas da ciência moderna e tecnológica, promovendo sempre energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o meio-ambiente!

 

Os sistemas naturais são modelos de como deveríamos trabalhar com a natureza de forma a projetar ambientes sustentáveis para prover as necessidades humanas básicas, assim como as infraestruturas que as apoiam.

.

A Permacultura estimula a nos tornamos parte consciente de soluções frente aos inúmeros problemas que enfrentamos local e globalmente, trabalhando lado a lado com a natureza, e não contra ela.

A Permacultura nos direciona gradativamente a libertação do sistema e seus vícios, que nos escraviza pelas mais básicas necessidades.

Olhamos os sistemas em todas as suas funções, e ao invés de tirar apenas um fruto deles, procuramos permitir que os sistemas demonstrem sua própria evolução.

 

Em resumo: A PERMACULTURA É UM GRITO DE LIBERDADE E AUTONOMIA!

O QUE É A PERMACULTURA?

A Permacultura e o Tempo  

com Geoff Lawton

QUEM PRATICA A PERMACULTURA?


Além dos permacultores que estudam e que conscientemente usam a permacultura para viver de um modo mais sustentável, há muitas outras pessoas que praticam a permacultura inconscientemente – ambientalistas, horticultores orgânicos, arquitetos, conservacionistas, planejadores de uso de terras, ativistas urbanos, recicladores, povos indígenas, e quaisquer outras pessoas trabalhando para criar uma civilização mais sustentável.  A permacultura agrega varias ideias e praticas que já existem há bastante tempo.

 

A terminologia, agora conhecida como  design ecológico, design sustentável, ecologia aplicada ou design verde,  são outros termos usados para descrever a filosofia básica de usar a natureza como um modelo para criar sustentabilidade. A diferença entre esses modelos e a permacultura é o âmbito e o foco. A permacultura usa esses sistemas e os engloba para formar um quadro maior, aplicável a todos os aspectos de sua vida. Como foi mencionado acima, é uma  filosofia dinâmica de vida que esta continuamente evoluindo.

Outros vídeos sobre a Permacultura 

SUBSCREVA-SE  

Saiba mais sobre a Permacultura e assuntos relacionados. Receba gratuitamente noticias,
artigos e participe do programa de    descontos em cursos e oficinas do
PROJETO ECOVILA MURIQUI ASSU. 

Gratidão por se inscrever em nosso site! 

Em breve você receberá nosso primeiro contato.

Bill Mollison

QUEM A INICIOU?

A Permacultura foi criada nos anos 70 na Austrália, por Bill Mollison e David Holmgren. Desde lá, o termo evoluiu, recebeu diversas influências, e hoje abriga uma grande multidisciplinaridade.

David Holmgreen

Por  David Holmgreen, abril de 2017

(parte de um discurso apresentando uma  visão da história da Permacultura.)

 

Em 1975, eu estava gestando o conceito da permacultura com meu mentor e co-autor de Permaculture One, Bill Mollison.

 

Com a sua morte no ano passado aos 88 anos de idade, é ainda mais apropriado refletir sobre o legado desses anos, ainda mais porque a CQU (Central Queensland University) em boa hora ofereceu-lhe o primeiro doutorado honorário de permacultura.

 

Apesar de eu ter estado lá desde o começo, se dependesse de mim, o manuscrito que viria a se tornar Permaculture One provavelmente ainda estaria em uma gaveta esperando para ser editado, e eu não estaria aqui falando com vocês. Bill Mollison foi reconhecido internacionalmente como “o pai do movimento da permacultura”, enquanto o meu papel é mais difícil de definir.

 

A permacultura chegou pela primeira vez à proeminência pública através da grande mídia, e cresceu então para se tornar um movimento global de praticantes, designers, professores e ativistas através do PDC (Curso de Design de Permacultura), tudo fora do meio acadêmico. 

 

Apesar disso, o conceito de permacultura começou a germinar no solo da academia no meio dos anos 70...(aos interessados em todo o discurso acesse:

https://docs.wixstatic.com/ugd/1c0ae5_eb8a6236742144369d5eba28851aea5b.pdf

bottom of page